«

»

Imprimir Post

Futebol em resumo

Seis de dezembro de 2015. Mais um ano acabou, pelo menos o ano esportivo chegou ao fim, com o término do Campeonato Brasileiro. O Corinthians sendo o vencedor com todos os méritos, depois da conquista do Santos, no Paulistão do início do ano, e o Palmeiras fechando a temporada vencendo o mesmo Santos, que saíra vencedor na final do campeonato estadual, e agora é derrotado na final da Copa do Brasil.

O São Paulo tem tudo para riscar 2015 da memória. Com escândalos de ordem político-administrativo, o Tricolor suou sangue, e no final da temporada ainda conseguiu classificar-se à Libertadores. No final das contas, uma espécie de premiação a um clube que ao longo da temporada, cometeu muitos erros e se envolveu em escândalos, ainda não esclarecidos. É preciso que tudo seja colocado em pratos limpos. E rápido.

E por falar em escândalos, as duas entidades que controlam o futebol se viram envolvidas neles. Primeiro a FIFA, e posteriormente a CBF, com o presidente José Maria Marin preso desde a metade do ano em solo norte-americano, isso porque há menos de um ano o mesmo Marin fora o Presidente do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo do ano passado. Algo inacreditável no mundo dos negócios, mas perfeitamente plausível se nos atentarmos à sujeira que ronda os bastidores do futebol.

Dentro de campo, a Seleção não convenceu, e também não venceu. Foi desclassificada da Copa América mas segue vivo nas Eliminatórias para a Copa de 2018 na Rússia. Se fosse criar um slogan para a seleção brasileira, o mesmo seria escrito dessa forma: “aprecio sem empolgação”. Depois dos 7 a 1, o alento para a seleção brasileira ainda não aconteceu.

Vasco da Gama rebaixado mais uma vez, um grande clube, apresentando um futebol pequeno, e uma organização ainda menor, com planejamento falho, e com consequências tristes a seu torcedor. O ponto positivo no futebol brasileiro é o Corinthians, o time que fora eliminado da Libertadores, mas apresentou muita regularidade e um futebol muito competente, conquistando mais uma vez o campeonato brasileiro. Tomara que a temporada atual sirva de combustível para que o país tenha uma conquista inédita, após o fiasco da Copa do Mundo disputada em casa: a conquista da medalha de ouro, na inédita olimpíada que será disputada em território nacional, na cidade do Rio de Janeiro. Que assim seja e que os deuses do olimpo, abençoem o futebol brasileiro.

Ivan Marconato é jornalista pela FMU-SP e pós graduado em Letras pela Unibam. Trabalhou em empresas de comunicação como a NET, na qual escrevia para o Jornal Em Foco. Foi finalista do Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo em 1999. Desde 2008 até os dias atuais escreve para a Revista Visão, publicação trimestral da Primeira Igreja Presbiteriana Independente de São Paulo. Contato: ilmrocha@yahoo.com.br

Faça um comentário no Facebook

Link permanente para este artigo: http://artenomovimento.com.br/blog/futebol-em-resumo/